quarta-feira, 19 de maio de 2010

Smartphone: muito mais do que um celular inteligente

Quando se pensa em smartphones, logo vêm à mente os nomes iPhone e BlackBerry. Acompanhe este artigo para conferir que há muito mais para ser descoberto neste segmento.

Há muitos usuários que imaginam os smartphones como um segmento fechado e dominado pela Apple e pela BlackBerry. É verdade que estes são os mais conhecidos no setor, pois não haviam lançado aparelhos com poucos recursos, como é o caso de outras fabricantes, como a Nokia e a Samsung.

Mas é necessário saber que há outras marcas muito importantes no cenário, marcas que podem se adequar ao seu perfil e atender a todas as suas necessidades a preços mais agradáveis. Também há aparelhos mais luxuosos, que ultrapassam os valores do iPhone da Apple.

Confira neste artigo alguns conceitos interessantes sobre os smartphones, como marcas menos reconhecidas e também um pequeno guia do que deve ser analisado antes de comprar um aparelho. Mas para começar é necessário ter bem definido o conceito do smartphone.






O que é um smartphone?

Em definições básicas, um smartphone é um telefone celular que possui funcionalidades muito superiores às funcionalidades comuns dos aparelhos normais. Ao invés de apenas armazenar informações de telefones, efetuar e receber ligações e os mesmos processos com as mensagens de texto, os “celulares inteligentes” realizam várias tarefas mais avançadas.

É comum confundir os conceitos relacionados à tecnologia presente nos telefones celulares mais modernos. Muitos, equivocadamente, consideram os celulares com reprodução multimídia como sendo smartphones, mas há algumas diferenças básicas entre eles.


A diferença mais básica está na plataforma de controle das aplicações disponíveis nos aparelhos. Por exemplo, enquanto os smartphones possuem sistemas operacionais avançados que permitem a instalação de softwares e execução de tarefas não nativas; os celulares comuns rodam apenas programas nativos instalados no firmware ou aplicações simples em Java.

Não se pode esquecer também que smartphones ganharam esse nome e não foi por acaso. Eles são realmente inteligentes, pois possuem processadores similares aos utilizados em computadores, permitindo até mesmo a utilização de vários aplicativos ao mesmo tempo em alguns dos modelos.

Outra coisa bem interessante relacionada aos celulares inteligentes é que a grande maioria possui sistema operacional aberto. Importante não confundir com sistema operacional de código livre, pois enquanto este pode ser modificado por qualquer um, aquele é distribuído para que qualquer um crie aplicativos compatíveis.


Espero ter esclarecido algumas duvidas em relação aos smartphones





Um comentário: